Ecomapss será implantado no Parque das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte

Ecomapss no Parque das Timbaúbas Equipe realizou mapeamento das espécies Foto: Alissa Carvalho

Instalação é resultado de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos

O Ecomapss, projeto de extensão criado por professores e estudantes do campus de Crato, segue em Expansão e será implantado no Parque Ecológico das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, graças a uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) do município.

A equipe do projeto, atualmente formada pelos professores Brisa Cabral, Gauberto Barros e João Alberto Abreu, já realizou o mapeamento de vinte pontos de interesse do parque que farão parte do aplicativo, como espécies da flora e da fauna, o viveiro e a lagoa do local. Agora, as informações sobre esses pontos serão incluídas no banco de dados do app. Em seguida, a equipe produzirá os qr codes e as placas de identificação.

Quando a instalação estiver completa, os visitantes do parque terão na palma da mão informações como nome científico e popular das espécies, curiosidades e até os usos mais comuns de cada planta. O app pode ser utilizado também em aulas de campo e e tem ainda uma função de georreferenciamento. Foi essa disseminação de conhecimento que interessou a diretora da Fundação Escola Ambiental, ligada à Semasp, Tânia Pinheiro: “Eu parto do princípio de que, na medida em que a pessoa conhece, ela se interessa, se envolve. Quando a criança ou jovem, por exemplo, se apropriam desse conhecimento, eles passam a se encantar com o poder gigante da natureza”.

O sentimento é compartilhado pela professora Brisa Cabral: “A gente encara o projeto do Ecomapss como uma ferramenta que atende à ludicidade, a um aspecto emocional, justamente como forma de trazer um turismo de pertencimento e uma vivência educacional. O objetivo disso tudo é fazer com que as pessoas possam entender o quanto é importante a preservação e a consciência dos valores culturais e dos recursos ambientais do lugar, para valorizá-los e defendê-los”, explica ela.

O Ecomapss estará disponível para os visitantes do Parque Ecológico das Timbaúbas em dezembro. Segundo Tânia, a ideia é implantar o projeto também na Praça Padre Cícero, ponto turístico importante do município.

Pensando para mapear a flora do próprio campus do IFCE no Crato, o Ecomapss cresceu e já está disponível em unidades de conservação do Ceará e também na Pedra do Claranã, ponto turístico de Bodocó, em Pernambuco. Contam com o projeto os visitantes do Parque do Cocó e da ARIE do Sítio Curió, em Fortaleza, do Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, da ARIE das Águas Emendadas, em Tauá, e do Parque Botânico, em Caucaia; na praça Luiza Távora, em Fortaleza; e nos geossítios Pontal de Santa Cruz e Pedra Cariri, em Santana do Cariri, e Ponte de Pedra, em Nova Olinda.

O sucesso do projeto é motivo de orgulho para os seus criadores: “Estamos muito felizes pelo aplicativo ter ultrapassado fronteiras e estar crescendo. Começamos sem muitas pretensões, mas o projeto ganhou asas e está em várias partes do Ceará e, se Deus quiser, partindo para outros estados do Brasil”, conta o professor Gauberto Barros.

*IFCE Crato

Categoria:REGIONAL

Deixe seu Comentário