Pessoas se aglomeram em saque de Auxílio Emergencial no Cariri esta terça (14)

Na manhã desta terça-feira (14), o Governo Federal liberou o pagamento do Auxílio Emergencial para mais de 800 mil pessoas inscritas no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família. O valor do pagamento é R$ 600, indo até R$ 1,2 mil para mulheres chefes de família.

O valor liberado hoje é pago a pessoas que possuem conta no Banco do Brasil e também a nascidos em janeiro que recebem pela poupança digital da Caixa.

Com o pagamento, várias cidades do Cariri registraram aglomerações nas portas dos bancos. Mesmo com recomendação do Ministério da Saúde e Governo do Estado, via Decreto, a situação de amontoamento de pessoas nas portas dos bancos vem sendo comum.

O Portal Badalo recebeu imagens das cidades de Barbalha, com aglomerações em direção ao Banco do Brasil e Caxa Econômica, Brejo Santo e Jardim. Veja:

Brejo Santo

Em nota e vídeo, a Prefeitura de Brejo Santo explica que vem realizando ações de organização e fiscalização para evitar as aglomerações na cidade:

“A Prefeitura de Brejo Santo através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social colocou equipes nas agências bancárias nestes últimos dias em uma operação de fiscalização e organização das filas nos estabelecimentos.
O objetivo é verificar o cumprimento do decreto municipal que determina que os bancos têm responsabilidade por organizar as filas de clientes, de forma que seja respeitada a distância mínima entre eles.

Através da Secretaria municipal de Saúde estamos intensificando as ações de combate e conscientização ao coronavírus. As equipes da Sesa estão indo às ruas para fiscalizar e para orientar sobre os riscos do coronavírus.
A policia militar e a guarda municipal estão acompanhando os agentes da Vigilância Sanitária. Além disso, fiscalizam ações consideradas proibidas e ainda orientam as pessoas para ficarem em casa.

A ideia é evitar aglomerações de pessoas, com a intensificação de rondas, e realizar fiscalizações permanentes ao comércio.
O objetivo é sempre orientar, mas, se houver necessidade, serão aplicadas sanções cabíveis.”

Tocador de vídeo
00:00
00:26

 

Barbalha

O Portal Badalo também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Barbalha, que afirma que “a Vigilância faz as recomendações e estabelece as regras. Mas não tem legalidade para aplicar multas ou ou impedir o tráfego das pessoas.”.

FONTE: BADALO

Categoria:REGIONAL

Deixe seu Comentário