Camilo deve garantir forças federais para segurança das eleições no Cariri
O governador Camilo Santana (PT) afirmou nesta segunda-feira (19), que é a favor do chamamento das forças federais para que efetuar a segurança durante as eleições, prevista para o próximo dia 15 de novembro. Segundo ele, dez municípios cearenses que concentram os maiores colégios eleitorais devem contar com participação das Força Armada Nacional, conforme requisição do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), sendo para o Cariri nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
Leia também: TRE determina força policial para barrar aglomerações de campanhas políticas no Cariri
Diante a solicitação do TRE, Camilo manifestou concordar e garantir que a segurança seja um fator primordial durante as eleições 2020. “Na condição de governador do Estado do Ceará, manifesto-me favorável às medidas encaminhadas por este Tribunal”, manifestou-se Camilo.
Além das cidades do Crajubar, estão na lista de atuação na requisição para as forças armadas Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Pacajus, Horizonte e Itaitinga.
No último dia 8 de outubro, o TRE havia solicitado a presenta das forças federais durante as eleições, conforme demanda de 109 juízes eleitorais do Estado, que considerou indispensável o reforço federal para a segurança nos dez municípios. De acordo com o documento encaminhando ao Governo Federal, o posicionamento será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá se as forças serão ou não enviadas ao Ceará.