Retrospectiva 2020: momentos marcantes do esporte no Cariri
Na retrospectiva das notícias mais importantes de 2020, chegamos ao esporte. No Cariri, clubes na série A e B trouxeram emoção ao futebol local. O destaque é para o rebaixamento dos caririenses Campo Grande e Guarani de Juazeiro para a série C e a subida do Crato e Icasa para a elite do futebol cearense.
Janeiro
A temporada de jogos começou bem para o único time caririense que na série A do Campeonato Cearense 2020. Logo em 6 de janeiro, a Raposa Caririense fez uma goleada para marcar a história do confronto com o Floresta, fechando o placar de 5×0. O resultado deu ao Barbalha a liderança na competição.
Enquanto o Barbalha fazia história na série A, o Guarani de Juazeiro, rebaixado em 2019, esperava para disputar a Série B. Para buscar o acesso, a diretoria confirmou o novo técnico da equipe, Márcio Tarrafas. Na época, o treinador estava atuando na equipe de base do Leão do Mercado, inclusive com conquistas em competições no sub-17.
O mês de janeiro também entrou para a história do futebol caririense com o confronto entre Barbalha e Horizonte. Não pelo resultado, mas porque foi a primeira vez que uma mulher apitou um jogo oficial no estádio Lírio Callou, O Inaldão. A partida ocorreu na terceira rodada da primeira fase, do Campeonato Cearense. A árbitra Amarília Sampaio comandou o jogo da Raposa Caririense contra o Galo do Tabuleiro, auxiliada pelos assistentes Nailton Oliveira e Anderson Farias, com o quarto Avelar Rodrigo.
Uma notícia triste para o esporte também ocorreu em janeiro. No estádio Raimundo de Oliveira, em Caucaia, o goleiro do Barbalha, Serjão, foi vítima de ataques racistas por parte da torcida adversária. Segundo o que consta na súmula, o atleta solicitou a paralisação da partida, após ouvir torcedores chamando o jogador de “macaco”. O juiz da partida, Raimundo Rodrigues de Oliveira Júnior, registrou que não havia escutado, mas deu a pausa necessária. A torcida organizada do Barbalha, Nação Tricolor, lançou uma nota nas redes sociais em solidariedade ao goleiro do clube.
Fechando o mês, uma crise interna no Guarani de Juazeiro levou o conselho deliberativo do Leão do Mercado se reuniu e resolveu afastar três membros da diretoria executiva, sendo eles o presidente Robson Palácio, o tesoureiro Hycaro de Melo e o secretário Márcio Arrais. A crise no Leão do Mercado explodiu após a insatisfação de dirigentes quanto a confirmação do técnico Márcio Tarrafas, no comando do Guarani para a Série B do Cearense, pelo presidente do time, Robson Palácio.
Fevereiro
Ainda na série A o Barbalha iniciou o mês de fevereiro recuperando bem. Vindo de duas derrota, venceu o Caucaia em casa, no dia 1°, fazendo 2×1.
Quatro dias depois, o time foi eliminado na Copa do Brasil, com derrota maiúscula do paranaense Operário. A partida terminou mesmo no 3 a 0 para o Fantasma. Foi o adeus da Raposa Caririense da competição nacional.
No dia seguinte, o Barbalha já tinha um novo técnico. De olho na Série B do Cearense, o Campo Grande definiu um novo técnico no mês de fevereiro, Carlos Nunes. No mesmo intuito e de olho na subida, Flávio Araújo havia sido apresentado como novo técnico do Verdão do Cariri. Apesar de não ter permanecido no time, a estratégia do Icasa deu certo e, no fim do ano, o time conseguiu novamente o acesso para a Série A.
No mesmo mês, Crato e Guarani de Juazeiro também divulgarem nomes dos respectivos técnicos para a Série B do Cearense. O Crato anunciou um conhecido da torcida, Roni Araújo e o Guarani anunciou um técnico que nunca trabalhou em clubes do Cariri, Roberto Carlos.
Março
Voltando para a Série A, o Barbalha iniciou a segunda fase na lanterna. Após ter começado bem, a Raposa se complicou e passou por uma série de derrotas. Pegando o Fortaleza, o placar fechou em 4×2 para o time da capital. Com o resultado, o Barbalha ficou na lanterna da segunda fase, com 3 pontos e saldo negativo de seis gols.
Apesar da queda no rendimento do time, um jogador se destacou como artilheiro do Campeonato Cearense e assinou contrato com um dos maiores times do nordeste. O atacante Cléber, até então do Barbalha, foi compor o Ceará. O vínculo com o Vozão é de três anos.
No dia 16 de março, a pandemia do novo coronavírus batia à porta do estado, que anunciou que os jogos estavam suspensos por tempo indeterminado. À época, faltavam duas rodadas para finalizar a fase corrente da série A, e a B tinha início previsto para o dia 18 de abril.
Enquanto os times das principais séries do Campeonato Brasileiro se mobilizaram para reduzir salários de atletas, no caso de times de menor poder aquisitivo, a realidade foi mais dura. O Guarany de Sobral decidiu interromper os contratos de todos os jogadores do clube. Os atletas foram comunicados através de aviso de rescisão. Não diferente do cenário nacional, os Jogos Olímpicos, que estavam programados para o dia 24 de julho, foram adiados para 2021.
Abril
Com a triste notícia da chegada do novo coronavírus ao Brasil e os jogos parados, a entretenimento e o esporte tiveram de se reinventar. Reprises de clássicos tomaram de conta das telas das TVs. A Copa do Mundo de 2002, última em que o Brasil levou um título, foi uma das grandes atrações no período.
Maio
Em maio, o Barbalha Futebol Clube foi notícia no Fantástico, programa de cunho jornalístico da Rede Globo. Na matéria, havia a denúncia de um suposto esquema de jogos fantasmas com pequenos times brasileiros para movimentar apostas em sites na internet. No mesmo mês, o técnico do Icasa, Flávio Araújo, deixou o time para uma nova casa o River do Piauí.
Julho
Após a saída de Flávio, o Icasa anunciou um novo nome já muito conhecido no futebol cearense: Washington Luiz. Ele comandou o Verdão do Cariri no Campeonato Cearense da Série B 2020, alcançando a vitória e o tão sonhado acesso à Série A.
Ainda em julho foi anunciado o retorno dos jogos. Após quase quatro meses de paralisação, a Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou a tabela dos jogos restantes do Estadual. A competição retornou com partidas da sexta rodada. O Barbalha pegou o Ceará no retorno aos gramados, mas levou uma goleada do Vozão. Sem muitas dificuldades, o Vovô impôs o ritmo do jogo e venceu por 5 a 0.
Agosto
Em agosto, a volta dos campeonatos nacionais das Séries A, B e C foi marcada pela preocupação com o registro elevado de casos de novo coronavírus entre atletas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não havia estabelecido um critério único para as situações, com jogos resultando em adiamentos e outros que acabaram por ser realizados, como caso de CSA/AL X Guarani/SP, pela Série B. Nove atletas do clube alagoano testaram positivo para a doença e mesmo assim a partida foi mantida.
Setembro
Antes do primeiro minuto de partida, Renan Lodi cruzou da esquerda, Lampe desviou e Everton Cebolinha, com o gol vazio, completou para fora. Pouco depois, Marquinhos recebeu cruzamento de Cebolinha da esquerda e cabeceou com muito perigo.
Após dar dois sustos logo nos primeiros instantes de partida, o Brasil saiu na frente aos 15 minutos da etapa inicial. Em jogada ensaiada por Tite, Danilo recebeu cobrança curta de escanteio pela direita e cruzou. Marquinhos, livre, cabeceou firme para inaugurar o marcador.
Outubro
Sem a presença das torcidas, os times caririenses estrearam na série B do Cearense 2020 no mês de outubro. Crato e Icasa começaram com o pé direito e venceram as primeiras partidas.
Fechando o mês, Icasa e Guarani de Juazeiro se enfrentaram no maior clássico do Cariri, pela 3ª rodada. O Verdão e o Leão do Mercado tinham se enfrentado em 2016, antes do Icasa cair para a série B. No placar final deu Icasa, com 3 a 1.
Novembro
Em novembro, as obras na Arena Romeirão se aproximavam da metade, tornando o local no principal equipamento de esporte e entretenimento do interior do Ceará. Em visita ao Cariri, o governador Camilo Santana informou que o estádio deve estar pronto no ano que vem, e que planeja torna-lo referência no interior do Nordeste.
Na contramão da boa notícia, no fim do mês o Cariri presenciou o rebaixamento de dois clubes da região. Com campanhas insatisfatórias, o Campo Grande retornou à Série C e, surpreendendo os torcedores, foi junto do Guarani de Juazeiro.
O mês fechou com mais notícias lamentáveis, dessa vez no cenário internacional. Diego Armando Maradona morreu numa quarta-feira (25) aos 60 anos, deixando o futebol de luto.
Dezembro
Em dezembro, Icasa e Crato jogaram bem e garantiram o acesso na série A do Cearense. Na disputa final, o troféu ficou com o Verdão do Cariri, sendo o terceiro título do clube no Campeonato na Série B. O jogo ocorreu no Estádio Inaldão, em Barbalha, fechando o placar de 2×0.
FONTE BADALO