Festival Louco em Cena reúne grupos de tradição para comemorar o Dia de Reis; veja programação que vai até o dia 16
Mesmo com a pandemia, o tradicional Festival Louco em Cena se reinventa para chegar ao público de forma on-line. O XVI Festival Nacional de Teatro Louco em Cena 2020, acontece diretamente da Cidade de Barbalha.
O festival iniciou nesta quarta-feira (6), com a celebração do Dia de Reis, com apresentações de grupos de reisados e de bandas cabaçais. A programação é virtual, sendo transmitida através do canal Corrupio Povo Cariri, no YouTube e nas redes sociais. Assista a live:
O evento é voltado para as Artes Cênicas e surgiu no ano de 2001. São mais de 50 grupos participando da 16º edição do Festival, com mais de 300 artistas envolvidos, espetáculos de teatro, dança, humor, circense, música e grupos da cultura popular.
Nesta quarta, se apresentam a WSA do Teatro (Icó-CE) com o espetáculo infantil Frozen, às 17h, e Lamparim de Circo (Quixeramobim – CE), com o espetáculo Ser Tão Palhaços, às 18h. Para ver a programação completa e as fichas técnicas, clique aqui.
O Grupo de Teatro Louco em Cena viu a importância de realizar este evento com a proposta de fomentar o teatro, onde através da integração de grupos, artistas, e apreciadores, pudessem ter o fortalecimento das expressões teatrais dentro da comunidade e na região do Cariri como um todo, podendo assim surgir novos talentos e novas plateias para a produção teatral e artística.
Esta iniciativa começou com uma Exposição de Fotografia dos grupos da cidade, como Louco em Cena, Sociedade de Educação e Saúde à Família (SESFA), Sociedade de Apoio a Família (SOAFA) e Sociedade Para o Bem-Estar da Família (SOBEFE) e apresentações de esquetes do Grupo de Teatro Louco e Cena nas praças públicas da cidade de Barbalha. Atualmente o grupo conta com várias oficinas que tem motivado o surgimento de novos talentos e qualificado a mão de obra artística da cidade e da região.
A cada evento, tem se percebido o crescimento do festival, como também a realização de cortejo e apresentações de espetáculos teatrais. O Festival já teve espetáculo de Maputo capital de Moçambique/Continente Africano, da capital Fortaleza e da Região Metropolitana do Cariri, fomentando as linguagens cênicas, como dança, circo e teatro.