Universitário vai a supermercado fazer compras e ganha dose de vacina contra Covid-19

O primeiro dia do ano começou com pé direito para o estudante de direito David MacMillan. Na sexta-feira, 1º, ele foi com um amigo fazer compras em uma loja da rede varejista Giant, em Washington, capital dos Estados Unidos, quando foi abordado por uma farmacêutica que ofereceu uma dose da vacina contra o Covid-19 a cada um deles. De pronto, os dois aceitaram o medicamento.

“Ela virou para nós e disse ‘Ei, eu tenho duas doses de vacina e eu vou ter que descartá-las se ninguém tomar. Nós fechamos em 10 minutos. Vocês querem a vacina da Moderna?’”, contou MacMillan em entrevista à emissora NBC. Nesta primeira fase de vacinação contra o coronavírus, os EUA estão imunizando apenas profissionais de saúde e idosos em casas de repouso. Portanto, o estadunidense e seu amigo contaram com a sorte para receber o imunizante.

MacMillan e o amigo não só aproveitaram a oportunidade de tomar o medicamento como também registraram o momento em um vídeo do TikTok. “Um ótimo jeito de começar 2021!”, escreveu o estudante no vídeo postado na rede social. O vídeo teve mais de 700 mil visualizações, milhares de curtidas e de comentários. Com a repercussão, muitos usuários questionaram por que os dois – ambos fora do grupo prioritário – receberam a dose.

@justlydeserved##vaccine ##Welcome2021 ##bye2020 ##covidvaccine ##vaccinecoronavirus @dr.eric.b♬ Celebrate the Good Times – Mason

O supermercado foi escolhido como um ponto de vacinação para um dos grupos prioritários, os profissionais de saúde. No entanto, perto do horário do estabelecimento fechar, nem todos da lista haviam comparecido para ser vacinados. Uma vez descongelada, a vacina da empresa de biotecnologia Moderna deve ser aplicada em poucas horas ou o composto é descartado.

Segundo orientação do próprio Departamento de Saúde de Washington, se, por algum motivo, as doses da vacina descongeladas estão prestes a expirar, elas devem ser aplicadas em alguém, de modo a não perder o medicamento. Essa aplicação emergencial não segue, portanto, os critérios de grupos prioritários ou qualquer outro critério além do aproveitamento de um medicamento prestes a ser perdido. Assim, qualquer um pode receber.

“É importante que, quando há tanta desinformação circulando, as pessoas possam ver que isso [a vacinação] é uma coisa boa, é uma coisa positiva. Devemos estar entusiasmados por sermos capazes de lidar com a pandemia”, disse o estudante na entrevista ao comentar a reação da web ao seu vídeo. MacMillan afirmou que, como efeito colateral, sentiu apenas dor de cabeça. Segundo ele, o Departamento de Saúde envia mensagens todo dia – como é padrão para os vacinados – para monitorar qualquer sintoma inesperado.

“A vacina Moderna é valiosa e salva vidas. Estamos felizes por não tê-la desperdiçado e dado uma dose para cada um dos dois”, apontou a rede varejista Giant em pronunciamento ao comentar a atitude da farmacêutica que abordou os amigos. Como MacMillan e o amigo receberam a primeira dose, devem receber a segunda ainda neste mês. Assim, os dois já estão com data marcada para voltar à loja e completar a imunização.

À farmacêutica, o jovem vacinado é só elogios. “Obviamente a farmacêutica é a heroína aqui. Ela teve pouco tempo e queria ter certeza de que o maior número possível de pessoas fosse vacinado. Então, todo apoio para ela, com certeza”, concluiu.

Fonte: O Povo Online
Categoria:CURIOSIDADES

Deixe seu Comentário