No Cariri, cresce o número de acidentes de trânsito, sobrecarregando os leitos no Hospital Regional

O alto número de pessoas feridas em acidentes de trânsito na regiã, pressiona o sistema de atendimento do Hospital Regional do Cariri (HRC) e ocupa leitos que poderiam estar disponíveis para o tratamento de Covid-19. De acordo com o Hospital Regional, a unidade dispõe de 31 leitos de UTIs para covid-19, que funcionam perto do limite da capacidade. O dado foi divulgado pelo portal G1 Ceará.

Neste domingo (7), 25 leitos de UTI estão ocupados (80,65%) por pacientes de Covid-19 e todos os 13 leitos de enfermaria destinados ao tratamento do novo coronavírus estão ocupados por pessoas infectadas pela doença, de acordo com a plataforma IntegraSus, da Secretaria Estadual da Saúde.

Dados do HRC mostram que, em janeiro de 2021, 195 vítimas de acidentes de trânsito deram entrada no hospital. O número é menor que os 285 atendidos no mesmo período do ano passado, em compensação, além de cuidar dos acidentados, os profissionais de saúde têm agora o desafio de atender pacientes com coronavírus.

“Sem dúvida impacta direto. Nós vivemos o primeiro pico e nós ainda vivemos um alerta na Região do Cariri para uma possibilidade de um novo momento difícil. Nós sabemos o quanto a existência destes pacientes de trauma de trânsito fazem total diferença nesta assistência”, afirmou o cirurgião do HRC, Felipe Rolim, ao G1 Ceará.

Dentre os 45 municípios que fazem parte da cobertura do HRC, os três que mais encaminham vítimas de trânsito são Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Segundo dados do hospital, a maior parte dos acidentes são registrados no fim de semana e com motociclistas. Muitos por conduzirem as motos alcoolizados, ou sem capacete.

Fonte: Com informações do G1 CE
Categoria:REGIONAL

Deixe seu Comentário