Operação da PF contra fraudes a benefícios emergenciais cumpre mandados em Juazeiro
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), em seis estados, incluindo o Ceará, a Operação Animus Fraudandi, de combate às fraudes aos benefícios emergenciais, pagos a parte da população com dificuldades financeiras em razão da pandemia. São cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de sequestro de bens, num total de R$ 60 mil bloqueados. No Estado, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Juazeiro do Norte, e também no município de Maranguape.
Os mandados são decorrentes de inquérito policial que apura fraude que envolve investigados beneficiados com pagamentos de boletos fraudulentos com débito em contas de vítimas do esquema criminoso. As diligências desta quinta visam alcançar outros envolvidos nos fatos investigados. Participam da ação cerca de 120 policiais federais.
Os trabalhos realizados resultam de uma união de esforços, a Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (Eiafae). Dessa união, participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal (CEF), Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Os objetivos da atuação são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a responsabilização de seus integrantes, além de recuperar os valores.
A Polícia Federal já realizou a deflagração de 114 operações policiais para combater as fraudes aos benefícios emergenciais. Foram expedidos 443 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão. Além do Ceará, as ações ocorrem nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.
FONTE: BADALO